Estudo conclui que 53 % das famílias portuguesas consideram as suas habitações frias

[HAYFFIELD/UNSPLASH]

Um estudo realizado pela plataforma de serviços Fixando concluiu que o desconforto térmico é uma realidade para muitas famílias portuguesas durante o inverno. No entanto, 65 % dos inquiridos afirma que, apesar do frio, vai utilizar os sistemas de aquecimento. 

O inquérito realizado a 5190 utilizadores, revela que 53 % dos mesmos considera a sua habitação fria e que o aumento das despesas com aquecimento é uma preocupação, uma vez que cerca de 84 % expressou receio com os custos de energia nesta época. 

Segundo os dados da Fixando, este problema de climatização reflete-se na procura por melhorias em eficiência energética - como isolamento, sistemas de aquecimento e instalação de painéis solares - que aumentou 28 % entre janeiro e novembro deste ano, face ao mesmo período de 2023. 

Em outubro de 2024, a Fixando realizou outro inquérito em que 20 % das famílias avaliava o conforto térmico da sua habitação como muito insuficiente. No sentido de resolver o problema, os portugueses acabaram por escolher como equipamentos mais utilizados o termoventilador (30 %), o ar condicionado (26 %), aquecedor a óleo (22 %) e a lareira (17 %). 

Além disso, 23 % dos inquiridos afirmou que pretende realizar remodelações para otimizar o conforto térmico e a eficiência energética da sua casa. Sendo o norte de Portugal a zona do país com mais percentagem dessa procura

No entanto e apesar dos benefícios a longo prazo das melhorias térmicas, as limitações financeiras continuam a afetar as escolhas dos consumidores.  

A maioria das famílias opta por soluções de janelas com vidros duplos, que aumentam a eficiência energética em cerca de 75-80 %, enquanto apenas 8 % opta por vidros triplos, têm mais capacidade de isolamento, mas são mais caros

Com 52 % dos pedidos de serviços de isolamento destinados à instalação de isolamento térmico e 33 % à instalação de isolamento impermeabilizante, o objetivo é: reduzir as perdas de calor e aumentar o conforto, principalmente nas casas mais antigas.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.