Sobre a revista
A Construção Magazine é a revista técnico-científica de engenharia civil, de referência, editada em Portugal.
Cobre temas nas áreas de Construções, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Transportes, Urbanismo, Vias de Comunicação, Ambiente e Arquitetura.
Lançada em 2001, é uma publicação de referência entre engenheiros civis e arquitectos.
Reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É uma edição da Engenho e Média, Lda, grupo Publindústria.
Estatuto editorial
Título: Construção Magazine, Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil
Caracterização: Publicação periódica de informação científica e técnica.
Objeto: Ciências e tecnologias no âmbito da engenharia civil.
Enquadramento Ético: A Construção Magazine respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.
Objetivo: Ser uma revista de interface: propõe-se promover as relações universidade-indústria-sociedade, estabelecendo pontes de comunicação capazes de promover o diálogo e fomentar a cooperação entre as instituições.
Estratégia: Divulgação de tecnologias, investigação, produtos, serviços e ainda difundir atividades relevantes junto da comunidade empresarial, profissional e académica.
Corpo Editorial:
Diretor: Professor Universitário.
Diretor Executivo: Oriundo do corpo de colaboradores da Engenho e Média.
Conselho Científico: Personalidades de reconhecido mérito científico.
Colaboradores: Engenheiros e técnicos que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial da revista, nos meios universitário e industrial.
Conteúdo Editorial: Estruturas, Construções, Hidráulica, Geotecnia, Vias de Comunicação, Urbanismo, Ambiente e Arquitetura.
Seleção de Conteúdos:
1. A seleção de conteúdos científicos será da exclusiva responsabilidade do Diretor e do Conselho Científico;
2. O noticiário técnico/ informativo será proposto pelo Diretor Executivo ao Diretor;
3. A revista poderá publicar peças noticiosas com caráter publicitário, nas seguintes condições:
3.1. Sob o título de Publi-reportagem;
3.2 No formato de notícia com a aposição no texto do termo (publicidade).
Organização Editorial: Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura e base da organização editorial da Revista compreende: Sumário; Editorial; Secção Científica; Secção Tecnológica; Feiras, Exposições, Congressos e Seminários; Bibliografia; Noticiário; Entrevista; Publi-reportagem; Publicidade.
Espaço Publicitário:
1. A publicidade organiza-se por espaços de página e frações, encartes e publi-reportagem;
2. A tabela de publicidade é válida para todo o território nacional;
3. A percentagem de espaço publicitário não pode ultrapassar 20 por cento da paginação;
4. A Direção da Construção Magazine poderá recusar publicidade que não se coadune com o objeto editorial e os princípios deontológicos da revista.
5. Não será aceite publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da atividade.