Setor da Construção mantém produção positiva
[CLEM/UNSPLASH]
O setor da Construção registou um aumento homólogo de 1,4 %, o que resultou num aumento da atividade produtiva no 3º trimestre de 2024, segundo a AICCOPN.
Apesar do investimento em Construção ter-se mantido inalterado face ao mesmo período do ano anterior, registou uma variação homóloga de 0,0%, o setor da Construção registou um aumento significativo.
Este aumento evidencia a resiliência do setor, apesar das incertezas e desafios no arranque dos investimentos, e impulsionou o incremento de obras concluídas e uma maior eficiência na utilização de recursos.
Em relação ao licenciamento municipal, até ao final do mês de setembro, observa-se uma inversão da tendência de contração no número total de licenças emitidas, verificando-se um aumento de 1,9 %, em termos homólogos acumulados, desde o início do ano.
Contudo, o nível do número de fogos licenciados em construções novas registou uma quebra de 1,4 %, em termos homólogos acumulados, descendo para um total de 24 611 habitações. Relativamente ao crédito à habitação, até outubro, verifica-se um crescimento de 35,8 %, em termos homólogos.
O segmento de engenharia civil registou um crescimento significativo, nos primeiros dez meses do corrente ano. Até outubro, verificaram-se variações homólogas de 39,1 % no montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos e de 47 % no montante dos contratos de empreitadas celebrados e registados no Portal Base, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Outros artigos que lhe podem interessar