Reabilitação do pavimento da ER267 em Almodôvar
Fotografia: Infraestruturas de Portugal
A Infraestruturas de Portugal consignou, no início do mês de maio, a empreitada de reabilitação das características superficiais do pavimento da ER267, situada no concelho de Almodôvar, distrito de Beja.
O Programa “Intervenção Preventiva em Pavimentos 2022” foi concebido com base numa avaliação técnica, que consiste em intervenções preventivas, mais ligeiras, efetuadas aos primeiros sinais de degradação, com o objetivo de melhorar o desempenho e prolongar o tempo de vida do pavimento, adiando a médio prazo a execução de uma ação de Conservação Periódica mais onerosa.
Este trabalho, no valor de cerca de 943 mil euros, complementa as estratégias de atuação da conservação periódica e conservação corrente, permitindo uma gestão mais eficiente da Rede Rodoviária Nacional (RRN).
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a empreitada tem como objetivo a reabilitação das características superficiais do pavimento, em relação à textura e ao coeficiente de atrito (diretamente relacionados com a segurança), assim como à sua regularidade (longitudinal e transversal).
Serão, ainda, realizados os trabalhos de eliminação de patologias no pavimento (fissuração e deformações) e de atenuação do efeito da progressão das degradações, produzindo assim um efeito sobre o comportamento estrutural do pavimento, numa extensão de aproximadamente 12 427 metros.
Outros artigos que lhe podem interessar