Capacitar para a promoção da eficiência nos edifícios
Realiza-se a 7 de dezembro, em Coimbra, o Seminário Expert A+, dedicado a identificar os desafios dos edifícios com grandes consumos de energia e água.
O projeto Expert A+ é uma iniciativa do ITeCons que visa o aumento da especialização das pequenas e médias empresas que intervêm na construção, gestão, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas, que se destacam por um consumo intensivo de energia e água. É o caso de piscinas cobertas e aquecidas, complexos desportivos, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, centros hospitalares e centros comerciais.
Com esta capacitação pretende-se potenciar a competitividade do tecido empresarial português face a padrões internacionais, além de promover coletivamente a eficiência energética e hídrica deste tipo de edifícios.
O projeto prevê a definição de estratégias de racionalização de consumos (energéticos e hídricos), ajustadas às várias regiões climáticas do nosso país, e o estabelecimento de medidas que visem melhorar a qualidade do ar interior, o conforto higrotérmico e a segurança destas infraestruturas, que possam depois ser replicadas para outras infraestruturas complexas com elevado potencial de redução de consumos de energia e de água.
Plataforma de partilha de conhecimento
A materialização destes objetivos acontecerá através de uma plataforma com o nome do projeto, que visa a transferência de conhecimento científico e também a divulgação de soluções técnicas que resultem de investigação teórica aplicada a ações de vigilância tecnológica. A ideia é criar um interface de comunicação entre fabricantes, projetistas, entidades gestoras e utilizadores deste tipo de infraestruturas, além de servir objetivos de divulgação do próprio projeto.
É objetivo dos promotores que a experiência retirada deste projeto sirva para estabelecer medidas replicáveis em outras infraestruturas complexas com elevado potencial de redução de consumos de energia e de água.
O seminário do próximo dia 7 servirá para apresentar o projeto e enquadrar os desafios associados aos grandes consumos de água e energia em edifícios. Nessa tarefa participarão representantes da DGEG, ADENE, ANQIP e outras entidades, havendo ainda oportunidade para conhecer casos práticos.
Mais informação em http://www.expert.uc.pt/index.php?module=sec&id=701&f=1
Outros artigos que lhe podem interessar