Projeto WASTE2BUILD promove revalorização na construção

FOTO MARTILELLE/ PIXABAY
O Centro Científico e Técnico francês do Edifício e a cidade francesa de Toulouse lideram o projeto europeu WASTE2BUILD. Neste contexto, publicaram uma série de notas metodológicas para promover a economia circular no setor da construção.
As obras de construção ou de demolição representam cerca de um terço da quantidade total de resíduos na União Europeia, além de serem responsáveis por metade das emissões de gases com efeito de estufa. Lançado em 2021, o projeto europeu WASTE2BUILD tem o objetivo enfrentar esta realidade através da promoção da economia circular e de práticas de construção sustentáveis.
A cidade de Toulouse e o Centro Científico e Técnico francês do Edifício (CTSB), em parceria com outras entidades, foram os vencedores do convite à apresentação de projetos e promovem a reutilização de materiais na construção e renovação. Desde então, mais de 58 obras foram lançadas, com o objetivo de valorizar de 85 % dos resíduos provenientes da construção e reutilizar 5 % dos materiais.
Para atingir estes objetivos, as entidades responsáveis pelo acompanhamento do projeto desenvolveram várias ferramentas, nomeadamente documentos pedagógicos para apoiar as obras. Recentemente, o CTSB e os seus parceiros publicaram três notas metodológicas sobre carpintaria exterior, ventiloconvectores e o tijolo burro.
O primeiro documento sobre a reutilização de carpintaria exterior, como janelas e porta-janelas de PVC, descreve as diferentes características a avaliar para definir a sua aptidão para utilizações futuras, além das precauções a ter em conta. O segundo explicita a reutilização de ventiloconvectores e define um processo de diagnóstico até ao recondicionamento, sem se opor à substituição de determinados componentes. Por fim, a última nota aborda as especificidades do tijolo burro e apresenta recomendações para a sua reutilização em condições ideais.
Outros artigos que lhe podem interessar