O setor da construção em Portugal: importância, desafios e oportunidades
Fotografia: Alex Umbelino_Pexels
Nos últimos anos, a economia portuguesa tem apresentado sinais de recuperação, após a crise financeira global de 2008-2009 e a crise da dívida soberana que afetou a Europa em 2011. No entanto, a economia portuguesa ainda enfrenta alguns desafios. O país tem uma taxa de desemprego relativamente alta, especialmente entre os jovens, e uma dívida pública elevada. Além disso, há preocupações com a sustentabilidade fiscal e a necessidade de impulsionar o crescimento económico de longo prazo.
Boa parte do crescimento económico de um país é atribuído à contribuição do setor da construção. A importância desse setor na economia não se limita apenas aos seus efeitos diretos e à geração de empregos, mas também no estímulo da atividade e do emprego em muitos outros setores produtivos, que atuam como fornecedores de bens intermediários para o setor da construção. Além disso, o dinamismo da construção favorece as finanças públicas, uma vez que uma parte fundamental da receita é feita por meio de impostos relacionados com o setor.
O setor e sua importância na economia
O setor da construção tem sido historicamente um dos principais impulsionadores do crescimento económico em Portugal, experimentando um boom na atividade durante a década de 2000, seguido por uma contração significativa após a crise financeira de 2008. No entanto, nos últimos anos, tem-se observado uma recuperação gradual e o setor da construção tem mostrado sinais de estabilização. (...)
Em colaboração com Antonio Lara Galera, professor titular Universidad Politécnica de Madrid, professor visitante FEUP
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar