Projeto de arquitetura em Entrecampos deve estar concluído até 2027

D.R.
Christina Genet
A iniciativa de construção localiza-se na área da antiga Feira Popular de Lisboa e destina-se sobretudo à edificação de novos escritórios, incluindo também edifícios previstos para habitação e comércio.
Ao lado da estação de Entrecampos, em Lisboa, está a nascer um novo projeto de arquitetura. A iniciativa insere-se na Operação Integrada de Entrecampos, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, que assume a componente pública do projeto, enquanto a Fidelidade Property é responsável pela vertente privada. As intervenções decorrem na zona anteriormente ocupada pela antiga Feira Popular de Lisboa e num terreno localizado na Avenida Álvaro Pais.
Numa área total de 330 mil m², o projeto prevê a construção de sete edifícios de escritórios, preparados para acolher cerca de 14 mil utilizadores diários, dois pisos dedicados ao comércio, três edifícios residenciais, num total de 249 apartamentos, bem como praças e zonas verdes. Além disso, a componente pública do Projeto EntreCampos inclui 700 fogos de renda acessível, e vários equipamentos sociais e culturais.
O projeto envolve os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Ana Costa e Eduardo Souto de Moura, dos quais dois foram distinguidos com o Prémio Pritzker. A construção teve início no começo de 2025, estando a sua conclusão prevista para o segundo semestre de 2027. A iniciativa foi distinguida com a LEED Gold Certification Neighbourhood, incluindo critérios como fachadas de elevada performance energética, a integração de fontes de energia renovável, como a geotermia, e a introdução de cláusulas verdes nos contratos de escritórios e de retalho.
Outros artigos que lhe podem interessar