Produção na construção deve crescer 4 % em 2025

AICCOPN estima que o setor cresça 4 % em 2025, atingindo um valor estimado de um valor estimado de 23 700 milhões de euros

Após um crescimento moderado de 1,7 % no PIB em 2024, este ano a economia nacional deverá ter uma aceleração de 1,9 %.

Este avanço será impulsionado pela esperada manutenção da tendência de redução das taxas de juro, pela recuperação dos salários reais e pelo aumento do investimento público, fatores que deverão reforçar tanto o consumo privado como o investimento.

No setor da construção, o Valor Bruto da Produção (VBP) terá registado um crescimento de 3% em 2024. Para a AICCOPN, este é o resultado da “resiliência do setor perante desafios significativos, como a escassez de mão de obra, a evolução do preço das matérias-primas, energia e materiais de construção, além dos elevados custos de financiamento”, afirma a associação em comunicado.

Em 2025, a AICCOPN estima um crescimento do licenciamento entre 1,5 % e 3,5 %. Contudo, a associação considera este ritmo insuficiente face ao aumento de 8,5 % no número de transações de alojamentos e de 13,6 % no seu valor durante os primeiros nove meses de 2024.

No segmento dos edifícios não residenciais, o VBP aumentou 0,5 % em 2024, prevendo-se que em 2025 possa crescer entre 0 % e 2 %.

O segmento de engenharia civil destacou-se como o mais dinâmico em 2024, registando um crescimento de 5,1 % no VBP, alavancado por um aumento de 37 % nos concursos de obras públicas e de 52 % nos contratos de empreitadas celebrados até novembro. Para 2025, projeta-se um crescimento entre 5 e 7 %, com o suporte do PRR e do Portugal 2030.

A produção total do setor da construção deverá crescer 4 % este ano, atingindo um valor estimado de 23 700 milhões de euros.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.