Princípios fundamentais da reabilitação de edifícios consagrados pelo Decreto-Lei n.º 95/2019, de 18 de julho

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O Decreto-Lei n.º 95/2019, publicado em 18 de julho e que entrou em vigor em 15 de novembro, será provavelmente recordado no curto prazo como aquele que veio revogar o Regime Excecional e Temporário da Reabilitação de Edifícios que, através do DL 53/2014, tem ditado a possibilidade de ausência de regras na reabilitação de edifícios, o que, não conduzindo necessariamente a más ou boas soluções, conduziu, sem dúvida, a uma enorme incerteza sobre o seu desempenho.

Esta dispensa acrítica de múltiplas exigências regulamentares foi suportada por dois argumentos principais: (i) a necessidade de reforçar e incentivar a atividade de reabilitação e (ii) a desadequação da regulamentação à reabilitação.

Coube ao projeto “Reabilitar como Regra” (RcR), criado por Resolução de Ministros há menos de dois anos, dar uma resposta a este segundo argumento, propondo uma alternativa a esta dispensa acrítica e quase generalizada, por via da adequação criteriosa da atual regulamentação às especificidades da reabilitação de edifícios. (...)

Artigo completo publicado na Construção Magazine nº 94 nov/dez 2019

Raimundo Mendes da Silva, Instituto Pedro Nunes, Universidade de Coimbra

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.