Portugueses vencem concurso internacional de Arquitetura

Imagem: Projeto “SIENI PARK”

Pela primeira vez, uma equipa portuguesa venceu a fase internacional do Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain, com o projeto “SIENI PARK” dos alunos Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Estudantes de mais de 224 universidades de 29 países participaram na 19ª edição do Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain, pensando num projeto arquitetónico para transformar um espaço urbano/rural pertencente à Universidade de Helsínquia, localizado na zona de Viikki, nos arredores da cidade de Helsínquia, na Finlândia.

Os vencedores foram agora revelados durante um evento realizado pela Saint-Gobain na capital finlandesa, entre os dias 10 e 12 de junho, tendo sido ainda comemorado os 20 anos de realização deste concurso, que se realizou pela primeira vez em 2004, na Sérvia.

“O projeto ‘SIENI PARK’, proposto pela equipa portuguesa, está enraizado na cultura finlandesa e no seu sentido de comunidade. O projeto oferece um refúgio tranquilo em Viikki, ligando casas, locais de trabalho e o Campus Universitário nas proximidades. Combina estruturas antigas e novas num design coerente que assenta em três pilares fundamentais: sustentabilidade, inovação e conforto. Assim, cria-se um projeto futurista, duradouro, de baixa energia incorporada, que honra e desenvolve a tradição local de práticas de construção ecológicas”, lê-se no comunicado enviado à redação pela Saint-Gobain.

O painel de jurados que avaliou os projetos na fase internacional do concurso justificou a escolha do projeto português declarando que “em termos de planeamento urbano, detalhes arquitetónicos e qualidade geral, a solução é abrangente e de alto nível”.

“O edifício apresenta uma proposta de fachada interessante, possivelmente ainda aperfeiçoável devido às condições climáticas adversas do local. A composição urbana é inovadora e a estrutura em madeira é sofisticada. Importa referir que a integração do edifício antigo na arquitetura geral foi perfeita, e as soluções de sustentabilidade foram integradas na proposta desde o início, em vez de serem uma consideração posterior”, acrescentou.

A 20ª edição decorrerá no próximo ano, em Nord-Isère, França. Durante a cerimónia de entrega de prémios foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitetónico a propor aos concorrentes.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.