Boas Práticas em Obras Geotécnicas Complexas – 18 de julho
A Comissão Portuguesa de Túneis, em parceria com a Ordem dos Engenheiros e a Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores (APPC), apresenta, a 18 de julho na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o Guia de Boas Práticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas.
O objetivo é sistematizar as melhores práticas contratuais, nacionais e internacionais, para Obras Geotécnicas Complexas (particularmente túneis), tendo em conta a recente alteração da Legislação Portuguesa de Contratação Pública à luz das novas diretivas europeias.
Os utilizadores do guia terão acesso a metodologias e ferramentas para a otimização do desempenho associado à realização de obras geotécnicas complexas. O guia aplica-se ao ciclo de contratação deste tipo de obra, da fase de projeto e preparação do concurso público até à fase de execução do contrato/construção da obra.
O guia está estruturado em 10 capítulos, que incluem âmbito de aplicação, recomendações para o projeto e respetiva fiscalização, bem como para a gestão técnica e do risco.
Outros artigos que lhe podem interessar