O emprego de inteligência artificial no projecto de estruturas
Fotografia: wirestock_Freepik
Sabíamos há muito que as múltiplas técnicas que, em conjunto, cabem na designação de Inteligência Artificial iriam alterar de forma significativa o trabalho, não apenas substituindo-nos em tarefas repetitivas, mas também possibilitando ganhos extraordinários de eficiência se garantida a colaboração entre pessoas e máquinas para tarefas mais avançadas. Mas até que ponto já está a Inteligência Artificial entre nós?
Em primeiro lugar, importa desmistificar o que significa Inteligência Artificial e o que nos pode aportar. Não conseguindo aqui resumir tão amplo campo do conhecimento, mas recomendando leituras, faço notar que boa parte do trabalho de sensibilização foi feito pela massificação do uso de ferramentas como o ChatGPT ou o Copilot, que (involuntariamente) ajudaram a desmistificar a designação de “Inteligência”.
Na verdade, trata-se de geração, que sucede ao treino, e responde a uma solicitação. Ou seja, algo que aos projectistas trará reminiscências aos modelos de cálculo. Dos mais simples aos mais complexos, os modelos de cálculo e as técnicas de IA dão-nos respostas cuja qualidade não consegue suplantar a excelência dos dados introduzidos e é limitada pela pertinência da “pergunta” colocada. (...)
Engenheiro Civil e Mecânico
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar