Mercado europeu da construção não deve recuperar antes do final de 2025

Foto: Didgeman / pixabay

Leiloeira de maquinaria pesada Ritchie Bros antecipa a continuidade dos custos elevados no setor da construção, mas vê como sinal positivo para 2025 a atribuição de licenças de construção a várias empresas

Apesar de o mercado da construção mostrar sinais de melhoria, não se espera uma recuperação forte antes da fase mais adiantada do ano, de acordo com as previsões da leiloeira Ritchie Bros. Há, contudo, diferenças: enquanto os países nórdicos apresentam um progresso mais rápido, no resto da Europa o ritmo de recuperação é mais lento.

A procura menos acentuada por maquinaria durante este período mais calmo sugere que a recuperação se faça sobretudo à custa de necessidades de longo prazo, o que cria oportunidades no mercado de equipamentos usados.

A leiloeira disponibilizou resultados para o quarto trimestre de 2024, comparativamente a 2023.

O preço mediano das escavadoras giratórias vendidas nos leilões desta empresa baixou 21 % comparativamente ao mesmo período de 2023. A procura também não foi substancial, com as vendas a baixarem 34 %. Kobelco, Hitachi e Komatsu foram as marcas mais vendidas. 56 % destes equipamentos foram vendidos na Europa.

No caso das miniescavadoras, o preço mediano baixou apenas 3 % comparativamente a 2023. 58 % das miniescavadoras foram vendidas localmente, dentro do mesmo país.

No caso dos manipuladores telescópicos, as vendas desta leiloeira baixaram 24 %, mas o preço mediano subiu em 5 % comparativamente ao mesmo período de 2023. No quarto trimestre, a marca mais vendida foi a JCB, seguida da Manitou e da Merlo.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.