IP reabilita passagem hidráulica na Figueira da Foz

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

Os trabalhos de reabilitação e reforço da passagem hidráulica ao quilómetro 5,716 do Ramal da Celbi, no município da Figueira da Foz, foram consignados.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, a empreitada, com um prazo previsto de 130 dias, tem como objetivo restabelecer as condições de segurança, resistência estrutural e conservação da obra de arte.

“Esta estrutura, com uma secção transversal em arco constituído por chapas de aço corrugadas (ARMCO), apresenta um elevado estado de deterioração, com redução muito expressiva da sua capacidade resistente, colocando assim em causa a segurança da mesma”, referiu a Infraestruturas de Portugal em comunicado divulgado.

A intervenção visa a execução in-situ de um arco em betão armado no interior da estrutura existente, restabelecendo desta forma a resistência e durabilidade necessárias à estrutura.

A empreitada, com um investimento associado de 120 mil euros, integra, entre outros, os trabalhos de desassoreamento da passagem hidráulica; criação de uma bacia de retenção (ou poços) a montante e transporte do caudal afluente por bombagem; colocação de armaduras na parte inferior e betonagem (por bombagem) da soleira da nova passagem hidráulica; colocação da restante armadura e aplicação das quatro camadas de betão projetado; e limpeza e restabelecimento do escoamento gravítico pelo interior da passagem hidráulica. 

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.