Serão as fibras capazes de substituir a armadura convencional de momentos negativos em vigas esbeltas contínuas?
Imagem nickpanek620/ pixabay
Em lajes de betão reforçado com fibras apoiadas em estacas, a eliminação da armadura de momentos negativos na zona das estacas é muito conveniente do ponto de vista da rapidez de execução da laje e da competitividade económica desta solução em relação à solução tradicional com armaduras convencionais.
Para avaliar o potencial das fibras neste contexto foram ensaiadas experimentalmente quatro vigas esbeltas de dois vãos em continuidade que pretendem representar uma faixa da laje no alinhamento das estacas.
Os resultados obtidos demonstram que a quantidade e tipo de fibras utilizadas permitem eliminar a percentagem de armadura de momentos negativos empregue (...)
Artigo completo na Construção Magazine nº 122 jul/ago 2024
Por Joaquim A. O. Barros, Professor Catedrático, ISISE, UMinho;
Marcílio M.A. Filho, Aluno de Doutoramento, ISISE, UMinho;
Inês G. Costa, Doutora em Eng.ª Civil, colaboradora externa do ISISE, CiviTest;
Lúcio A.P. Lourenço, Doutor em Eng.ª Civil, colaborador extern do ISISE, CiviTest
Professor na Universidade do Minho
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar