Corrosão de armaduras no betão armado – causas, prevenção, reparação à luz da norma NP EN 1504

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

A corrosão em estruturas de betão

A corrosão das armaduras é um dos principais agentes responsável pela deterioração de uma estrutura de betão armado. Os custos de reparação podem representar 3% do produto interno bruto (PIB) dos países desenvolvidos e chegar aos 5% onde climas severos com elevadas temperaturas e humidade relativa do ar são comuns, como no Médio Oriente. Usualmente, a corrosão é identificada através dos danos visíveis na camada de recobrimento, tais como fendilhação, destacamento do betão ou visibilidade de pontos de oxidação. A corrosão tem associados diversos efeitos nocivos para os elementos em betão armado, como sejam a redução da secção da armadura, a fissuração do betão ou o aumento das deformações. Estes efeitos podem comprometer a capacidade da estrutura, quer em estado limite último quer em estado limite de utilização.

A corrosão no betão é um fenómeno eletroquímico que ocorre quando há a existência de um eletrólito, diferença de potencial e a presença de oxigénio. É um processo que engloba uma reação anódica e catódica. Na zona anódica dá-se a oxidação do metal, onde este é dissolvido e ocorre a transferência de iões para a solução, que serão depois consumidos na reação catódica. Nas estruturas de betão, o betão protege a armadura tanto a nível físico como a nível químico. A proteção física é devida à camada de recobrimento promovida pelo betão envolvente. Por sua vez, a proteção química é devido à existência de um filme (película) de óxidos (Fe3O4 e/ou Fe2O3) na superfície do aço, designada por camada passiva, que é formada durante a hidratação do betão. A alcalinidade do betão, com um pH da ordem de 13, permite manter esta camada, protegendo as armaduras contra a corrosão. (...)

Em colaboração com Catarina Araújo, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro, e Rafael Anjos, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Aveiro

Artigo completo na Construção Magazine nº100 nov/dez 2020

Paulo Cachim

Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.