Concurso de 3ME para reabilitar EN/ER205 na Póvoa de Lanhoso
Fotografia: Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso
A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público no valor de três milhões de euros para reabilitar a EN/ER205 na Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de “melhorar das condições de circulação, conforto e segurança”.
Em comunicado, aquela entidade pública explicou que o lanço que será objeto de reabilitação tem uma extensão de 8,4 quilómetros, entre a rotunda de ligação com a Estrada Nacional (EN) 103, ao quilómetro 62,792, e a intersecção com a ER207, ao quilómetro 71,147.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, a área a reabilitar fica maioritariamente em meio urbano ou semiurbano dentro do território daquele município do distrito de Braga.
A intervenção, que tem como “objetivo a melhoria das condições de circulação, conforto e segurança rodoviária”, inclui a reabilitação estrutural do pavimento (à exceção do troço compreendido entre os quilómetros 65,500 e 65,705, onde existe uma camada de desgaste em calçada de cubos de granito), a melhoria e adequação dos equipamentos de sinalização e segurança da via.
Será também feita a reabilitação e correção pontual dos órgãos de drenagem, uma limpeza e regularização do talude existente entre os quilómetros 63,835 e 63,900 e o reforço estrutural do Pontão do Pereiro, localizado no quilometro 66,335 da ER205.
A empreitada abarca ainda a reformulação da geometria de traçado do entroncamento de ligação com a ER207 e a adequação da rede de iluminação pública e construção de passeios novos na zona do entroncamento.
“O lançamento desta obra de reabilitação é promovido no âmbito da estratégia da Infraestruturas de Portugal de reforço e melhoria contínua dos níveis de fiabilidade, disponibilidade e segurança da Rede Rodoviária Nacional ao serviço da mobilidade das populações”, lê-se no comunicado.
De acordo com o documento publicado em Diário da República, as candidaturas podem ser apresentadas até 25 de junho e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a contar dessa data.
O prazo inicial de execução do contrato é de 420 dias e os critérios de adjudicação são o preço (80 por cento) e a qualidade (20 por cento), nomeadamente o programa de trabalhos, a memória descritiva e justificativa e o cronograma financeiro.
Consulte o concurso em https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2024/05/094/417695831.pdf
Outros artigos que lhe podem interessar