Cofragem deslizante na pavimentação de betão

A Wirtgen disponibiliza um conjunto de máquinas para pavimentar estradas, pistas de aeroportos e outros pavimentos exigentes, com tecnologia de cofragem deslizante

Neste processo, os camiões começam por descarregar o betão na frente da máquina. O betão pré-colocado é distribuído de forma uniforme, sendo depois compactado de modo homogéneo diretamente na frente do molde com recurso a vibradores de alta frequência. É possível remover o excesso de ar do betão com vibradores elétricos ou hidráulicos integrados.

Usando o molde deslizante, a pavimentadora molda o perfil com a largura, a espessura e a forma definidas durante a marcha de avanço.

As pavimentadoras de betão oferecem uma largura de pavimentação de até 16 metros e podem produzir uma espessura de pavimentação de até 450 milímetros. A máquina permanece sempre em movimento durante o processo de pavimentação: a velocidade de pavimentação permanece na faixa de 1 a 2 metros por minuto. Também pode ser acoplada à máquina uma barra de pinos, inserindo os pinos no betão paralelamente à direção de deslocamento, conforme o plano de reforço.

As barras de ligação centrais ou laterais podem ser colocadas em ângulos retos em relação à superfície da estrada, e também servem como reforço e para conectar as placas, que são criadas posteriormente cortando as juntas exatamente sobre os elementos de reforço. Desse modo, as fissuras, que inevitavelmente se formam como resultado de cargas e flutuações de temperatura, ocorrerão no lugar certo da superfície de maneira controlada.

As pavimentadoras de betão Wirtgen são construídas numa estrutura mecânica principal estável e livre de torção. Os próprios moldes deslizantes também têm uma estrutura resistente à torção para evitar irregularidades. A barra oscilante pesada garante uma superfície uniforme e sem irregularidades.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.