Avaliação do ciclo de vida de betão com volume elevado de agregados de betão triturado e cinzas volantes
Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça
LoginO sector da Construção é um dos maiores contribuintes para os impactes ambientais. Assim, é essencial promover a sustentabilidade da construção.
Uma alternativa para diminuir os impactes ambientais do betão é a incorporação de cinzas volantes e agregados de betão triturado.
Para responder a estas necessidades, há diversos estudos sobre o efeito individual de elevado volume de agregados de betão triturado e cinzas volantes nos impactes ambientais do betão. No entanto, os estudos sobre os efeitos de elevados e simultâneos conteúdos de cinzas volantes e agregados de betão triturado são muito raros e limitados.
Até aqui e de acordo com o conhecimento dos autores, não existe nenhum estudo detalhado sobre os impactes das matérias-primas (por exemplo, cimento, cinzas volantes, agregados de betão triturado finos e grossos, agregados naturais finos e grossos, água, superplastificante), transporte e procedimentos produtivos, individual ou colectivamente, justificando detalhadamente a selecção dos conjuntos de dados para modelar betão com diferentes conteúdos de cinzas volantes e agregados de betão triturado.
De uma forma geral, o objectivo deste trabalho é comparar os impactes ambientais de composições de betão, com várias taxas de incorporação de cinzas volantes e agregados de betão triturado, com e sem superplastificante, e foi escolhida a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida, baseada na EN 15804 e na ISO 14040, foi considerada para a avaliação ambiental.
Adicionalmente, só após a optimização dos produtos simultaneamente em termos de qualidade, impactes ambientais e custo pode o betão ser classificado como sustentável ou não sustentável. Portanto, o método CONCRETop (um método de decisão multicritério para optimização de betão) foi utilizado para identificar as composições sustentáveis. (...)
Artigo em co-autoria com Rawaz Curda e José D. Silvestre.
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça
Login
Outros artigos que lhe podem interessar