Avaliação do ciclo de vida de betão com volume elevado de agregados de betão triturado e cinzas volantes

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

O sector da Construção é um dos maiores contribuintes para os impactes ambientais. Assim, é essencial promover a sustentabilidade da construção. 

Uma alternativa para diminuir os impactes ambientais do betão é a incorporação de cinzas volantes e agregados de betão triturado.

Para responder a estas necessidades, há diversos estudos sobre o efeito individual de elevado volume de agregados de betão triturado e cinzas volantes nos impactes ambientais do betão. No entanto, os estudos sobre os efeitos de elevados e simultâneos conteúdos de cinzas volantes e agregados de betão triturado são muito raros e limitados.

Até aqui e de acordo com o conhecimento dos autores, não existe nenhum estudo detalhado sobre os impactes das matérias-primas (por exemplo, cimento, cinzas volantes, agregados de betão triturado finos e grossos, agregados naturais finos e grossos, água, superplastificante), transporte e procedimentos produtivos, individual ou colectivamente, justificando detalhadamente a selecção dos conjuntos de dados para modelar betão com diferentes conteúdos de cinzas volantes e agregados de betão triturado.

De uma forma geral, o objectivo deste trabalho é comparar os impactes ambientais de composições de betão, com várias taxas de incorporação de cinzas volantes e agregados de betão triturado, com e sem superplastificante, e foi escolhida a metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida, baseada na EN 15804 e na ISO 14040, foi considerada para a avaliação ambiental.

Adicionalmente, só após a optimização dos produtos simultaneamente em termos de qualidade, impactes ambientais e custo pode o betão ser classificado como sustentável ou não sustentável. Portanto, o método CONCRETop (um método de decisão multicritério para optimização de betão) foi utilizado para identificar as composições sustentáveis. (...)

Artigo em co-autoria com Rawaz Curda e José D. Silvestre.

Artigo completo na Construção Magazine nº 90, março/abril 2019, dedicada ao tema "A descarbonização da construção em betão".
Jorge de Brito

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.