Avaliação e controlo de ruído no interior e envolvente de campos de Padel – Parte 2

Fotografia: Freepik

Na sequência da anterior coluna de acústica (CM118), onde foram apresentadas e caracterizadas várias situações distintas de avaliação de ruído em campos de padel, nesta coluna prossegue-se com este tema, mas com enfoco sobretudo na avaliação do desempenho de algumas soluções de minimização de ruído implementadas nos campos de padel, nomeadamente a execução de barreiras acústicas e a aplicação de revestimentos fonoabsorventes

 No caso das barreiras acústicas, que em campo aberto poderiam conduzir a elevadas atenuações na propagação de ruído, aqui o seu desempenho acaba por ficar muitas vezes comprometido, devido às reflexões nos painéis verticais de vidro, existentes na envolvente de cada campo, e ainda mais comprometido quando se trata de campos cobertos, com baixa absorção sonora.

Apesar de esta prática desportiva se assemelhar ao ténis, os níveis de ruído gerados são substancialmente mais elevados. Conforme coluna da CM118, para situações desfavoráveis de jogo, obtiveram-se níveis sonoros entre campos de jogo com valores médios de LAeq da ordem de 70 dB(A), mais especificamente 68 dB(A) no caso dos campos sem cobertura e de 73 dB(A) nos campos cobertos sem absorção.

Com níveis de ruído desta ordem de grandeza, em campos abertos ou parcialmente abertos, e com ocupações sensíveis a curta distância, a probabilidade de ocorrência de situações de incomodidade é elevada, sendo substancialmente mais desfavorável para campos cobertos sem absorção, nomeadamente com cobertura metálica ou em tendas flexíveis. (…)

Artigo completo na Construção Magazine nº120 mar/abr 2024

Diogo Mateus

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.