Albergaria-a-Velha avança com reabilitação de 44 habitações
Fotografia: Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha
O Município de Albergaria-a-Velha celebrou contratos com a empresa 4Energy para a reabilitação de 12 habitações no Bairro de Napoleão, na rua Dr. Joaquim A. Miranda, e de 32 habitações no Bairro das Lameirinhas.
Os projetos de reabilitação decorrem no âmbito das candidaturas submetidas pelo município junto do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para financiamento pelo PRR, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
A autarquia celebrou, no mês passado, o Termo de Responsabilidade e Aceitação relativo a Candidaturas para Reabilitação e Construção de Habitações, numa cerimónia que teve lugar na CCDR Centro, em Coimbra, com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e do ministro Adjunto e da Coesão, Manuel Castro Almeida, tendo sido já garantido um financiamento global superior a 4,2 milhões de euros.
A reabilitação do parque habitacional municipal integra a Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha, que será um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, incluindo ainda vários programas de apoio nesta área, tais como o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais ou o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas.
A reabilitação dos dois bairros irá incidir essencialmente na substituição de coberturas e pavimentos, na beneficiação de caixilharias, casas de banho, móveis de cozinha e roupeiros, na colocação de bombas de calor, entre outros trabalhos, visando uma melhor eficiência energética e conforto para os moradores.
A vereadora responsável pela Habitação, Catarina Mendes, referiu que “se trata de um marco muito importante para Albergaria-a-Velha (…), melhorar a habitação social municipal conferindo-lhe a dignidade e adequação que os moradores merecem”.
“Neste momento damos início à requalificação de dois bairros de habitação social cujo montante ascende a um milhão e meio de euros, após a garantia do seu financiamento a cem por cento, refletindo todo o empenho na concretização de uma estratégia habitacional oportuna”, concluiu Catarina Mendes.
Outros artigos que lhe podem interessar