A importância da geotecnia para a segurança das construções
A geotecnia, área do conhecimento posicionada entre as engenharias, em particular a civil e as ciências da terra, como a geologia e a hidrogeologia, ao longo da história da humanidade sempre se apresentou como fundamental para a segurança das construções. Mesmo nas construções mais antigas, talvez a principal razão para ainda hoje se manterem estáveis estará, certamente, associada à eficácia das respetivas condições e soluções de fundação.
Como exemplo bem conhecido, pode ser citado o caso de Lisboa, durante a ocorrência do terramoto de 1755, em que os maiores danos se verificaram precisamente nas zonas onde as condições geológicas e geotécnicas eram claramente as mais desfavoráveis, em particular onde atualmente se localiza a Baixa Pombalina, local em que a espessura dos materiais aluvionares, solos moles, chega a dispor de algumas dezenas de metros.
Esta constatação permitiu à engenharia perceber melhor o comportamento dos solos e desenvolver soluções mais adequadas aos mesmos, como foi o caso das estacas de madeira de fundação dos edifícios que atualmente materializam a Baixa Pombalina. (...)
Por Alexandre Pinto, JETsj Geotecnia Lda.
Outros artigos que lhe podem interessar