Telha de cimento: uma solução para climas frios

De forma a antecipar as temperaturas baixas e proteger a habitação quando elas chegarem, a BMI Portugal sugere a utilização da telha de cimento pela sua resistência, material, perfil, design, impermeabilidade e peças especiais.

A telha de cimento, como o seu nome indica, é fabricada com cimento. O seu material não é gelado, uma vez fabricado, e é ideal para climas extremos de neve e geadas fortes, pelo que que a casa estará sempre protegida.

O perfil da telha está desenhado, na sua parte inferior, com duas linhas de apoio na área de sobreposição, que impedem o movimento de recuo da água por capilaridade que pode ocorrer no derretimento da neve no telhado.

A telha de cimento está desenhada com dois “tacões” traseiros para serem colocados em ripas, em vez de apenas um como nos outros modelos do mercado. Esse design permite suportar sem curvas e é ideal para pendentes elevadas, como os usados ??em edifícios de zonas montanhosas.

Trata-se de uma telha 100 por cento impermeável, ao contrário da cerâmica que é permeável. Mesmo que a neve retida na cobertura esteja há muito tempo e se vá descongelando, não se produz infiltrações.  

As peças especiais são projetadas para serem integradas ao telhado juntamente com a telha e para serem colocadas a seco, evitando riscos de infiltrações nos remates e para ter um melhor comportamento face ao vento.

Segundo a BMI Portugal, essas características evitam a possibilidade do aparecimento, com o passar do tempo, da humidade e fugas que normalmente são a causa da necessidade de reconstruir a cobertura.

Em caso de reabilitação por deterioração, as telhas de cimento permitem uma grande facilidade de colocação. 

Para além disso, a empresa garante que as emissões de dióxido de carbono desse tipo de telha são mais baixas do que as de qualquer outro tipo, sendo que o seu consumo por metro quadrado de energia é muito menor.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.