Projeto EP-0 pretende mapear a precariedade energética na Europa

FOTO LEANDRO SILVA/ UNSPLASH
Christina Genet
O objetivo da iniciativa é apoiar os decisores políticos na definição de estratégias de renovação urbana em consonância com a realidade social. A cidade de Milão serviu de estudo de caso para testar o modelo.
No âmbito do projeto europeu LIFE Energy Poverty 0 (EP-0), investigadores desenvolveram uma ferramenta para mapear a precariedade energética ao nível municipal. O modelo, que resulta de uma parceria entre Itália, França, Bélgica e Países Baixos, combina dados sobre a eficiência energética dos edifícios com informações relativas à vulnerabilidade social e energética.
A iniciativa baseia-se em dados preexistentes e estatísticas públicas e pretende apoiar as autoridades públicas na identificação de zonas urbanas vulneráveis, através de uma abordagem rápida e eficiente. A ferramenta digital é pública e acessível online, nomeadamente o caso de estudo de Milão, em Itália.
O sistema integra um índice de vulnerabilidade, dados sobre os edifícios no que diz respeito à utilização de energia e às emissões de CO2, uma ferramenta financeira de apoio à otimização de investimentos em retrofit e um catálogo que identifica possíveis soluções de renovação. O objetivo é assim ultrapassar o desafio da aquisição de dados no setor.
Ao combinar informação técnica e indicadores sociais com avaliações financeiras, a ferramenta pretende servir de guia à tomada de decisão, permitindo priorizar a renovação de edifícios onde o impacto é maior. O sistema pode ainda adaptar as soluções propostas aos diferentes enquadramentos legislativos europeus.
A ferramenta EP-0 dirige-se não só aos municípios, mas também a centros de investigação, observatórios de precariedade energética e entidades gestoras de habitação social, podendo apoiar a análise, monitorização e planeamento da renovação urbana à escala alargada.
Outros artigos que lhe podem interessar