Programa Partilha Casa promovido com a campanha “Deu Match”

  • 04 fevereiro 2026, quarta-feira
  • Mercado

FOTO 1970LUIZCOSTA/ PIXABAY

Christina Genet

Lançada em 2023, a iniciativa pretende promover soluções de habitação intergeracionais para estudantes e seniores, através da partilha de casa.

O acesso à habitação tornou-se um desafio para muitas pessoas nas grandes cidades em Portugal. Quando chega a altura de ingressar no ensino superior, os estudantes deslocados são particularmente afetados por esta problemática. Foi neste contexto que a Fundação MEO e a MOCHE lançaram em 2023 o programa Partilha Casa, com o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes à habitação quando se mudam para uma nova cidade para estudar.

O princípio do programa consiste em juntar seniores com quartos disponíveis nas suas habitações a estudantes à procura de alojamento acessível. A iniciativa promove a coabitação intergeracional, apoiando simultaneamente jovens com recursos financeiros limitados e seniores que por vezes podem sofrer de solidão, ao mesmo tempo que fomenta a criação de laços intergeracionais. O programa funciona através de uma plataforma online e abrange até ao momento as cidades de Coimbra, Évora e Lisboa.

Com a campanha “Deu Match”, divulgada nas redes sociais até ao dia 28 de fevereiro, a Fundação MEO e a MOCHE pretendem dar maior visibilidade ao programa e destacar o seu potencial a nível financeiro e humano, inspirando-se no universo das dating apps. Neste âmbito, a campanha visa também reforçar a ligação da MOCHE ao público estudantil e captar novos utilizadores.

O Partilha Casa funciona em parceria com várias associações como a Une.Idades, a Rede ¼ - Universidade Nova de Lisboa e o Abraço de Gerações – Coimbra. Até ao momento, já foram criados cerca de uma centena de pares intergeracionais através do programa. Em 2025, juntaram-se ainda novos parceiros à iniciativa, como a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Unilever.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.