Produção na construção abranda quebra para 2,2% em setembro

O Índice de Produção na Construção, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), diminuiu 2,2 por cento em setembro, abrandando a quebra face aos -3,0 por cento registados em agosto.
O segmento da Construção de Edifícios denotou uma quebra de 2,9 por cento no mês de setembro, valor idêntico ao observado em agosto, enquanto o de Engenharia Civil recuperou 1,8 pontos percentuais, depois de ter registado uma variação de -1,2 por cento no mês anterior.
Os índices de emprego e de remunerações registaram variações homólogas de -0,5 por cento e 2,0 por cento, respetivamente, tendo registado no mês anterior variações homólogas de -0,5 por cento e nula.
Face a agosto, o índice de emprego aumentou 0,4 por cento (0,4 por cento em setembro homólogo), enquanto o índice de remunerações registou uma diminuição de 1,2 por cento (variação -3,2 por cento em setembro de 2019).
Custos de construção aumentam 2,3%
O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) registou uma variação homóloga de 2,3 por cento em setembro, mais 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.
O ICCHN, também divulgado pelo INE, revela que o preço dos materiais e o custo da mão de obra obtiveram, respetivamente, variações de 0,9 e de 4,4 por cento face ao período homólogo.
O preço do materiais tinha aumentado 1,3 por cento no mês anterior e o custo da mão de obra tinha registado uma variação de 4,2 por cento em agosto.
Em termos mensais, a taxa de variação do ICCHN foi de -0,2 por cento em setembro, e o custo dos materiais e da mão de obra diminuíram ambos 0,2 por cento.
O INE referiu ainda que, “ambas as componentes, mão de obra e materiais, contribuíram com -0,1 pontos percentuais para a formação da taxa de varação mensal do ICCHN”.
Outros artigos que lhe podem interessar