Desenvolvimento de painéis produzidos a partir de resíduos de pás de turbinas eólicas em fim de vida: desempenho mecânico e acústico
Imagem fietzfotos/ pixabay
A gestão dos resíduos das pás de turbinas eólicas no final da sua vida útil é um desafio atual, devido à crescente produção global de energia eólica. Estima-se que, até 2050, serão geradas cerca de 320 000 toneladas de resíduos de pás de turbinas eólicas na Europa.
Reciclar as pás das turbinas eólicas para desempenharem a mesma função não é a solução, devido aos materiais usados, como fibra de vidro, fibra de carbono e várias resinas, os quais não são facilmente recicláveis. Urge, portanto, encontrar soluções alternativas económicas e ecológicas para os resíduos de turbinas eólicas em fim de vida.
Este estudo aborda a utilização dos resíduos de pás de turbinas eólicas em fim de vida para produção de painéis com propriedades de isolamento acústico para uso em edifícios.
Utiliza-se um processo mecânico de corte e trituração das pás, sendo os resíduos resultantes combinados com bioligantes para produzir painéis para utilização na indústria da construção. Esses painéis foram caracterizados experimentalmente quanto à sua resistência mecânica (compressão e flexão) e capacidade de absorção e transmitância acústica.
Os resultados indicam que o compósito pode ser utilizado para produção de painéis com boas características mecânicas e acústicas para aplicação em edifícios. Esses painéis apresentam-se como uma alternativa viável às soluções convencionais de isolamento acústico, promovendo a sustentabilidade e a economia circular. (...)
Por German Vela (a)*, António Figueiredo (a),
Vítor Costa (b), Romeu Vicente (a)
(a) RISCO – Riscos e Sustentabilidade na Construção, Universidade de Aveiro (UA)
(b) TEMA - Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Universidade de Aveiro (UA)
Outros artigos que lhe podem interessar