A optimização do desempenho acústico de painéis pré-fabricados de betão armado para construção modular

Foto: Manuel Nägeli/ Unsplash
Um edifício modular é uma estrutura pré-concebida suficientemente flexível para satisfazer os requisitos de fácil montagem e desmontagem, ampliação e reutilização.
Os edifícios modulares apresentam partes significativas constituídas por componentes pré-fabricadas que requerem uma extensa uniformização e sistemas construtivos industrializados, permitindo assim: a aplicação de métodos modernos de projecto e fabrico, envolvendo tecnologias de informação tais como o Desenho Assistido por Computador (CAD) e a Fabricação Assistida por Computador (CAM); a redução da mão-de-obra durante a construção (fora da fábrica); a minimização dos materiais aplicados no estaleiro e o respectivo desperdício; a promoção de um ambiente mais limpo e de um estaleiro mais seguro; e uma construção mais barata e rápida com controlo de qualidade sistemático.
Em geral, podem ser considerados três tipos principais de sistemas construtivos industrializados: sistemas lineares (1D), com elementos estruturais reticulados do tipo pilar e viga; sistemas planos (2D), com painéis estruturais de parede e laje; e sistemas celulares tridimensionais (3D), incluindo volumes com um ou mais compartimentos.
Nos sistemas planos, os painéis podem ser leves ou aligeirados, incluindo normalmente estruturas internas de madeira ou metal e materiais de enchimento compósitos, mas os painéis pesados, em betão armado aplicado em lajes alveolares e em painéis maciços para paredes interiores e exteriores, são ainda os de utilização mais comum em edifícios de maior dimensão, principalmente na Europa.
A concepção destes painéis envolve múltiplos aspectos essenciais para o conforto ocupacional e funcionalidade do edifício, incluindo a resistência estrutural e o comportamento dinâmico, a insonorização e o isolamento térmico, a disponibilidade de espaço para instalações técnicas e a sustentabilidade no âmbito da construção contemporânea. Com a crescente procura por métodos de construção modular, torna-se necessário melhorar o desempenho dos painéis pré-fabricados de betão armado.
Assim, no âmbito do projecto “R2UTechnologies – Modular Systems”, pretende- se melhorar as propriedades acústicas de painéis de parede pré-fabricados em betão armado e garantir o cumprimento das normas e regulamentos acústicos aplicáveis.
A investigação visa compreender os mecanismos de transmissão sonora e avaliar os métodos de isolamento actuais para propor soluções inovadoras suportadas por análises experimentais e numéricas.
A transmissão sonora em painéis de betão pré-fabricados
As pessoas são expostas ao ruído nos edifícios em múltiplas situações, podendo identificar-se fontes sonoras em ambientes interiores e exteriores. Idealmente, a melhoria do isolamento acústico deveria ser conseguida através do recurso a elementos de separação e divisória sustentáveis, capazes de cumprir os requisitos estruturais e de conforto.
Estão actualmente em desenvolvimento normas para sistemas de construção modulares e industrializados visando promover tais soluções sustentáveis [4], mas são necessários mais estudos sobre as questões de desempenho. (...)
Por Albano Neves e Sousa,
Reza Mohammadi-Firouz,
Maria da Glória Gomes
CERIS, DECivil, Instituto Superior Técnico
Leia o artigo completo na Construção Magazine nº 124 nov/dez 2024, dedicada ao tema "Edifícios modulares pré-fabricados em betão".
Outros artigos que lhe podem interessar