O sistema gestão de ativos da Águas do Norte
Fotografia: ETA de Areias de Vilar, Barcelos
Conceitos-Chave
Sistema de Gestão de Ativos, SGAt – de acordo com a ISO 55001, Gestão de Ativos é a “atividade coordenada de uma organização para percecionar e produzir valor a partir dos ativos”, entendendo-se perceção de valor pelo equilíbrio entre Risco, Custo e Desempenho. No caso dos sistemas afetos ao abastecimento de água e ao saneamento, a interdependência entre ativos está quase sempre presente: num primeiro nível, através dos equipamentos e respetivos componentes; nos seguintes, através das infraestruturas que, no seu todo, constituem os sistemas de ativos responsáveis pelas atividades resultantes dos processos de produção e de distribuição de água, e dos processos de tratamento e recolha de águas residuais, respetivamente.
Águas do Norte – é a entidade Concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal (em “alta”), sendo responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, e pela recolha e tratamento de efluentes domésticos, urbanos e industriais. É ainda responsável pela exploração e gestão do Sistema de Águas da Região do Noroeste, em resultado da celebração de uma Parceria entre o Estado Português e oito municípios, que concretiza um processo de verticalização dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais em “alta” e em “baixa”, de forma regular, contínua e eficiente.
Principais desafios – desde logo, a missão da empresa, com o compromisso de “prestar um serviço público de abastecimento de água e de saneamento de forma eficiente, sustentável e inovadora, contribuindo continuamente para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento da região”; aliada ao novo ciclo de investimento que se começa a desenhar; e potenciada pelos efeitos adversos, cada vez mais notórios, decorrentes das alterações climáticas. Tudo em proveito da sustentabilidade da atividade desenvolvida, que será tão mais eficazmente atingida quanto mais eficiente se revelar o Sistema de Gestão de Ativos implementado. (...)
Por Luís Nicolau, diretor de Gestão de Ativos e Engenharia, Águas do Norte
Outros artigos que lhe podem interessar