Monitorização de pontes ferroviárias para identificação automática de danos com recurso a inteligência artificial

O crescimento do sistema de transpor te ferroviário tem-se tornado cada vez mais relevante em todo o mundo, o que tem como consequência um aumento significativo do volume de tráfego, das velocidades operacionais e das cargas por eixo dos veículos. Neste contexto, são necessárias novas estratégias para realizar de forma eficiente a avaliação da condição estrutural de pontes ferroviárias, vias e veículos, principalmente através da implementação de estratégias de monitorização inteligentes que garantam níveis adequados de operacionalidade e segurança.

Atualmente, a grande maioria das estratégias de manutenção das infraestruturas ferroviárias assenta em intervenções periodicamente agendadas, que por vezes não têm em consideração a verdadeira condição do ativo, e que necessitam de uma forte intervenção humana.

Em oposição, a implementação de estratégias baseadas na monitorização contínua e avaliação inteligente da condição da infraestrutura permite identificar defeitos antecipadamente com base em dados medidos em tempo real.

A deteção precoce de defeitos possibilita aos gestores de infraestrutura realizarem as operações de manutenção sempre que lhes for mais conveniente, tornando a abordagem mais proativa e menos reativa.

O presente trabalho visa contribuir para a passagem de uma manutenção preventiva para uma manutenção baseada na condição...

Por Andreia Meixedo, CONSTRUCT-LESE, FEUP
Diogo Ribeiro, CONSTRUCT-LESE, ISEP

Artigo completo na Construção Magazine nº 122 jul/ago 2024, dedicada ao tema 'Ferrovia'

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.