JEC Composites Innovation Awards premiam materiais de construção

Todos os anos o JEC Composites Innovation Awards premeiam projetos criativos e inovadores que demonstrem o potencial dos materiais compostos. A cerimónia vai acontecer dia 4 e 5 de março de 2025, em Paris.

Este programa foi criado em 1998 e tem como objetivos: Identificar, promover e premiar as soluções compostas mais inovadoras em todo o mundo; Incentivar empresas envolvidas com a inovação de compostos; ampliar sua exposição pública e contribuir para o avanço da indústria de compostos.
 

Existem 11 categorias de competição e os vencedores serão anunciados no dia 13 de janeiro de 2025. Na categoria de Building & Civil Engineering estão nomeadas as empresas:

  • DACCUSS HOUSE WALL (TechnoCarbon Technologies)

Com o produto CFS (Carbon Fiber Stone), um material inovador que combina pedra com carbono negativo e fibras de origem biológica.

Serve como um substituto ecológico para o betão. Cada metro quadrado de parede de CFS captura 59 kg de CO2, enquanto as paredes de betão tradicionais libertam 98 kg de CO2.

As placas de pedra reforçadas com fibra de carbono com origem em algas formam paredes de casas negativas em carbono. O uso de pedra plutónica, cujo resíduo é mais adequado para um envelhecimento aprimorado, resolve desafios urgentes da construção: aumentando a eficiência energética, enquanto garante acesso a materiais mais baratos.

Os principais benefícios são: estruturas leves feitas de pedra barata e abundante; flexibilidade ajustável para mais de 1.000 aplicações; e a remoção de dióxido de carbono (CDR) do ar ambiente com material CO2 negativo.

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  • Glass Fiber Composite Coastal Flood Gate (Infra Composites)

É a primeira comporta de inundação totalmente composta de fibra de vidro (9 m de largura, 6 m de altura e 1,25 m de espessura). A comporta de fibra de vidro em questão protege das marés de primavera e tempestades, incluindo o aumento esperado do nível do mar e os efeitos climáticos do aquecimento global. A comporta não é propensa à corrosão em condições de água salgada, o que é benéfico para a durabilidade e os custos de manutenção.

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  • Paradis bridge (FiReCo)

A ponte Paradis é maior ponte em treliça feita de compósitos. É uma ponte para pedestres e ciclistas, com 7 m de largura, e possui um vão livre de 43 m. Atravessa uma linha do comboio e uma estrada pública.

A ponte tem um design único e não tem parafusos. É um conceito de ponte pré-fabricada e foi desenvolvida para transporte eficiente e instalação rápida no local, demonstrando um processo de montagem único para estruturas de ponte de compósitos de baixo peso. Além disso, a ponte quase não necessita de manutenção ao longo de sua vida útil.

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