IP apresenta solução de reciclagem de misturas betuminosas
Fotografias: Infraestruturas de Portugal
A Infraestruturas de Portugal promoveu uma sessão técnica para partilhar e divulgar o conhecimento adquirido sobre a aplicação de uma nova solução de reaproveitamento de material asfáltico na ER243.
Esta sessão realizou-se no Teatro Virgínia, em Torres Novas, tendo contado com cerca de cem presenças, entre donos de obra, empreiteiros, colaboradores da Infraestruturas de Portugal e outros stakeholders externos.
Na sessão, a Infraestruturas de Portugal, juntamente com a Construções Pragosa apresentou uma da solução de Reciclagem a Frio, refletindo sobre as suas diferentes etapas, premissas e resultados, passando por todo o processo construtivo, não esquecendo o seu enquadramento prático alicerçado numa lógica de economia circular, com vista a redução da pegada de carbono.
A Infraestruturas de Portugal está a implementar na obra da ER243 – Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos, uma solução tecnológica de reciclagem a frio com betume espuma produzida em central. Nesta obra, esta nova tecnologia está a ser aplicada em diversos troços de estrada com diferentes classes de tráfego, e em meio urbano e não urbano, com mão-de-obra e equipamentos especializados para este tipo de trabalhos.
A reciclagem a frio é uma técnica de reaproveitamento de materiais de obra e representa uma abordagem inovadora que aumenta a reciclabilidade dos materiais asfálticos. O processo de reciclagem a frio pode ser realizado em central ou em in-situ, como foi o caso da obra da ER361 entre Amiais de Cima e Alcanena.
Esta solução, que se insere numa ótica de economia circular e descarbonização das infraestruturas de transporte, permite um aproveitamento de cem por cento do material fresado das camadas betuminosas da estrada a reabilitar reduzindo consequentemente o consumo de energia.
Dos vários benefícios da solução, a Infraestruturas de Portugal realça os ganhos ambientais conseguidos com a reduzida utilização de agregados naturais, procurando reduzir a dependência dos minerais extraídos, a redução de equipamentos e tempo de construção, a redução do tráfego de viaturas pesadas, com impacto também na poluição sonora, e menos gases poluentes emitidos para a atmosfera, resultando assim num produto com qualidade semelhante à solução inicialmente proposta.
Um dos principais objetivos da sessão foi refletir sobre o grau de transferibilidade desta técnica para outras soluções na Rede Rodoviária Nacional (RRN).
Na sessão, também estiveram presentes os professores e investigadores da Universidade do Minho, que deram enfoque aos aspetos mais técnicos da solução.
A sessão foi concluída com uma visita ao Estaleiro da empreitada da ER243 – Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos, onde se encontra a Central de Produção, e ao Local da Obra, com observação da implementação da solução concebida.
Outros artigos que lhe podem interessar