Impressão 3D de betão
Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça
Login
A impressão 3D tem progressivamente vindo a ter um lugar de destaque nos mais variados campos de aplicação, desde a prototipagem e manufatura até à arte e joalharia, passando pela educação, medicina, moda ou construção, entre outros. No caso da construção, e em particular no ocaso do betão, a impressão em 3D promete proporcionar maior automatização, eficiência, flexibilidade e liberdade de formas em comparação com a construção convencional (em grande parte manual). A impressão 3D em betão (3DCP, 3D Concrete Printing) pode potenciar a integração de tecnologias digitais como o Building Information Modeling (BIM) ou a Realidade Virtual (VR). Ao longo dos últimos anos a 3DCP tem sido utilizada com sucesso na construção de mobiliário urbano, paragens de autocarro, habitações ou pontes pedonais.
A tecnologia 3DPC utiliza, principalmente, extrusão em camadas para a deposição do betão, sendo este depositado automaticamente camada por camada de acordo com um caminho de impressão concebido digitalmente, sem utilizar qualquer cofragem. O Processo de impressão 3D consiste, assim, em três etapas sequenciais: preparação de dados, preparação de betão e impressão dos componentes.
Características do betão para impressão 3D
A fase de preparação do material inclui a mistura e a colocação do betão, que é depois bombado para imprimir filamentos de betão autocompactável, que podem construir componentes estruturais camada por camada. Nos processos aditivos, a capacidade de bombear e a estabilidade da extrusão são importantes para as aplicações de argamassas. (...)
Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça
Login
Outros artigos que lhe podem interessar