Impacto de lama de dragagem em compósitos de cimento sulfoaluminato de cálcio
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Este estudo investigou a substituição de lama de dragagem (DM) em compósitos de ci-mento sulfoaluminato de cálcio (CSA).
O cimento CSA pode apresentar benefícios devido a potencial redução na pegada de carbono em comparação com cimentos convencionais, devido a menores temperaturas de queima e menor energia de moagem, além de possibi¬litar incorporação de subprodutos industriais.
A lama de dragagem foi obtida através da dragagem de sedimentos portuários localizados no Rio de Janeiro. Foram investigados três diferentes níveis de substituição (0 %, 10 %, e 30 % em peso).
A pesquisa procurou com¬preender o impacto dessa adição nas propriedades do cimento, com ênfase em aspetos como microestrutura, trabalhabilidade e propriedades mecânicas.
Foram avaliadas pastas por meio de calorimetria isotérmica de condução, difração de raios-X e porosimetria por intrusão de mercúrio.
As argamassas foram avaliadas através de ensaios de teor de ar incorporado, absorção de água por capilaridade.
Os resultados mostraram que as subs¬tituições aumentaram a resistência inicial com maior formação de etringita no sistema, atuando como pontos de nucleação para a hidratação das fases de CSA (principalmente etringita e hidróxido de alumínio). Em argamassas, foram observados elevado teor de ar incorporado no estado fresco e redução de absorção de água por capilaridade aos 28 dias para as amostras contendo DM.
Autores
Luís Tambara, Univ. Estadual do Norte Fluminense, Lab. de Materiais Avançados; Division
7.4 Technology of Construction Materials, Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (BAM)
Isabela D. Batista, Univ. Estadual do Norte Fluminense, Lab. de Materiais Avançados
Juliane C. Carneiro, Porto do Açu Operações, Rio de Janeiro
Luíz Gustavo C. H. da Silva, Porto do Açu Operações, Rio de Janeiro
Jonas Alexandre, Univ. Estadual do Norte Fluminense, Lab. de Engenharia Civil
Gustavo de Castro Xavier, Univ. Estadual do Norte Fluminense, Lab. de Engenharia Civil
Afonso R. G. de Azevedo, Univ. Estadual do Norte Fluminense, Lab. de Engenharia Civil
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