Investigadores da UC estudam relação entre a provisão da habitação e a produção de espaço
Um grupo de investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, coordenado por Ana Cordeiro Santos, está a estudar a provisão de habitação em Portugal e a sua relação com a produção de espaço.
O projeto FINHABIT, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, “pretende ilustrar a importância da incorporação do espaço nos estudos sobre financeirização e da financeirização nos estudos geográficos”.
Os investigadores consideram que, apesar de a financeirização já ter aprofundado o alcance da finança entre atores e espaços, a investigação científica tem permanecido insuficientemente atenta às tensões entre as espacialidades relacionais e territoriais.
O estudo adota uma abordagem interdisciplinar ao contextualizar a provisão da habitação do ponto de vista histórico, político e geográfico com o objetivo de expor as suas diferenciadas dimensões sistémicas, de especificidade setorial e geográfica.
Uma das vertentes do estudo é um inquérito, agora a decorrer, que visa avaliar a perceção dos inquiridos em relação às condições da sua habitação mas também da zona onde vivem e das suas expectativas de futuro.
Outros artigos que lhe podem interessar