Especialistas garantem segurança de pilar do centro comercial Colombo em Lisboa

FOTO CENTRO COMERCIAL COLOMBO
Christina Genet
Após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, a segurança da estrutura do shopping foi questionada por uma associação de moradores de Lisboa. No entanto, a Ordem dos Engenheiros e outros especialistas não observaram quaisquer riscos para pessoas e bens.
A segurança do centro comercial Colombo, localizado na freguesia de Carnide no município de Lisboa, foi verificada por diferentes entidades especializadas, que confirmaram não terem detetado riscos na estrutura do edifício. O maior shopping do país, com 120 mil metros quadrados e mais de 300 lojas, tinha sido alvo de críticas após a publicação de um vídeo que mostrava um pilar fissurado e desalinhado, no decorrer do mês de novembro. Seguiram-se várias notícias que apontavam para eventuais riscos de segurança na infraestrutura.
Na sequência da polémica, a direção do centro comercial solicitou um estudo ao gabinete de engenharia Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda. que confirmou a plena estabilidade funcional da estrutura, sublinhando que “não existe qualquer risco para pessoas e bens”. A Ordem dos Engenheiros foi também chamada a pronunciar-se sobre esta questão, e ao analisar os dados recolhidos, chegou à mesma conclusão: “o que foi notificado como sendo um problema de degradação estrutural, não é mais do que uma imperfeição de fabrico”, declarou em comunicado.
Trata-se do resultado de um desalinhamento no revestimento do pilar, ocorrido durante a fase de construção do centro comercial, explica a Ordem. O pilar apresenta, por conseguinte, esta configuração desde o momento em que foi construído, não sendo, portanto, resultado de qualquer acidente ou processo de degradação ao longo do tempo. Outra avaliação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) confirmou esta análise.
Outros artigos que lhe podem interessar