Condicionamento Acústico e Vibrátil de Postos de Transformação (PT) em Edifícios – Resultados teóricos versus experimentais

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Na sequência da última edição da coluna de acústica (CM104), onde foram apresentadas as regras técnicas indicadas pela EDP Distribuição para novas instalações de PT, e onde foi apresentado um caso de estudo em fase de projeto, é apresentada nesta coluna uma continuidade do trabalho, focado essencialmente na avaliação acústica pós construção do edifício, com base em medições acústicas efetuadas in situ. Nesta coluna pretende-se também demonstrar que a ocorrência de pequenos defeitos de construção, por vezes quase impercetíveis, e que ocorrem infelizmente com grande frequência, pode traduzir-se num fracasso, em particular na transmissão de ruídos de percussão/vibrações.

Como referido na anterior coluna de acústica, entre os vários tipos de instalação, os PT integrados em edifícios, e em particular com espaços de ocupação sensível adjacente (nomeadamente quartos), são geralmente os mais relevantes, e a previsão do isolamento de ruídos de percussão não é simples, principalmente na transmissão de ruídos de percussão de baixo para cima (com o local sensível sobre o PT). Foi também sugerida, nessa coluna, uma possível simplificação no cálculo, à partida do lado da segurança, admitindo que o compartimento recetor se encontra ao lado do PT (no mesmo piso), em vez de se localizar sobre o PT, sendo nesse caso viável a aplicação da metodologia detalhada indicada na norma de cálculo ISO 12354-2:2017.

Para o caso de estudo apresentado nesta última coluna de acústica foram recentemente realizados ensaios in situ, cujos resultados finais são apresentados na Figura 1, conjuntamente com os resultados previstos em fase de projeto.

Da comparação entre resultados teóricos (previstos) e os resultados experimentais, verifica-se que para o isolamento a sons aéreos existe uma grande aproximação para baixas e médias frequências, em particular na transmissão entre espaços do mesmo piso. (...)

Artigo completo na Construção Magazine nº106 nov/dez 2021
Diogo Mateus

Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.