Câmara Municipal do Porto vai pedonalizar mais duas ruas do centro histórico

DR

Christina Genet

Depois das ruas de Santa Teresa e da Fábrica, o município do Porto prossegue o seu processo de pedonalização do centro histórico da cidade. As duas novas obras deverão ser concluídas dentro de seis meses.

Duas intervenções de requalificação de ruas no coração da Baixa do Porto foram lançadas no dia 13 de outubro. As obras abrangem a Rua da Galeria de Paris e a Rua Cândido dos Reis com o mesmo objetivo: torná-las pedonais. A cargo da empresa municipal GO Porto, o projeto insere-se na estratégia municipal de valorização do espaço público e de promoção da mobilidade suave no centro da cidade. 

A obra na Rua de Cândida dos Reis arrancou a 13 de outubro, com uma duração estimada de dois meses e um investimento de 251 mil euros. Até ao final do mês, e com um prazo de execução de seis meses, dada a maior complexidade técnica, os trabalhos irão estender-se à Rua da Galeria de Paris. Além da pedonalização, a empreitada vai também intervir em infraestruturas subterrâneas, como a rede de saneamento, os ramais de águas pluviais e a infraestrutura do Porto Digital. 

O projeto recupera o desenho histórico do início do século XX, recriando o padrão da antiga Praça de D. Pedro – atual Praça da Liberdade – em calçada portuguesa de pedra branca e negra. Os passeios existentes em cubo miúdo de granito e calcário serão preservados e integrados no novo desenho, e as antigas áreas de estacionamento passarão a ser espaço pedonal.

As iniciativas dão continuidade ao processo de pedonalização do centro histórico do Porto, que já inclui as ruas de Santa Teresa e da Fábrica.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.