Bolsa para promover a inovação na Indústria
DR
Estão abertas as candidaturas à Bolsa Jorge de Mello, uma iniciativa da Fundação Amélia de Mello e da COTEC Portugal para promover a inovação na Indústria.
Foi no dia 15 de novembro que a Fundação Amélia de Mello (FAM) e a COTEC Portugal anunciam a abertura das candidaturas para atribuição da Bolsa Jorgede Mello – Indústria e Inovação. Esta bolsa destina-se a investigadores em Portugal e tem como objetivo impulsionar a investigação e o desenvolvimento tecnológico em contexto empresarial.
A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação tem um valor de 150 mil euros esurge no sentido de apoiar projetos recentes que demonstrem ter capacidadepara se destacarem no setor empresarial. Esta iniciativa surge com o intuito de contribuir para uma indústria maiscompetitiva e por isso os projetos candidatos devem ser conduzidos porinvestigadores em Portugal.
Os projetos candidatos devem corresponder a determinados critérios para que sejam elegíveis. Devem demonstrar uma clara orientação para o mercado, com propostas inovadoras e potencial de impacto em várias áreas, tais como: na descarbonização ou redução da utilização de recursos naturais, no aumento da competitividade através do conhecimento científico e tecnológico aplicado à inovação em produtos ou processos; e, adaptação da indústria a novos ambientes tecnológicos, criando assim novas opções de crescimento, emprego qualificado e valor económico, social e ambiental. A colaboração ativa com uma empresa parceira é ainda um requisito essencial, uma vez que esta é responsável por integrar a tecnologia desenvolvida nas suas atividades comerciais nos três anos seguintes ao término do projeto.
As candidaturas estão abertas até 31 de março de 2025 e a sua submissão deverá ser feita através do formulário disponível no site da COTEC Portugal. A bolsa será entregue numa cerimónia pública no dia 30 de junho.
Outros artigos que lhe podem interessar