Normalização da informação em modelos BIM: Contributo para o aumento da competitividade no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

1. Introdução

Em Portugal, a utilização de metodologias BIM (Building Information Modelling) ainda não se encontra muito difundida. No entanto, é inquestionável que os modelos BIM são cada vez mais uma realidade a considerar, não só para a fase de projeto, mas também para as restantes fases, contribuindo para uma evolução na indústria da construção [1]. A sua aplicação a médio e longo prazo trará, seguramente, sucesso e eficácia ao setor, dado tratar-se de uma metodologia de partilha de informação e de comunicação entre todos os intervenientes e durante todas as fases do ciclo de vida de uma construção [2, 3].

A integração destes modelos com outras ferramentas de apoio ao processo construtivo é fundamental para a difusão e generalização da sua utilização. Neste aspeto, a aplicação ProNIC (Protocolo para a Normalização da Informação Técnica da Construção) apresenta uma importante contribuição, pois encontra-se já bastante desenvolvida, quer do ponto de vista da normalização e estruturação da informação técnica e económica, quer no que respeita à possibilidade de trabalho em ambiente colaborativo por todos os intervenientes no processo [4, 5].

A utilização de sistemas de gestão da informação permite o registo e armazenamento de informação ao longo de todas as fases do ciclo de vida da construção, melhorando a qualidade e acessibilidade da mesma. A informação estruturada e normalizada já existente no ProNIC é fundamental para o apoio aos projetistas de todas as especialidades e contribuirá para otimizar e generalizar a implementação de modelos BIM no setor AEC em Portugal, permitindo uma melhoria clara da sua competitividade também em mercados internacionais [6].

2.Sistemas de Classificação da Informação na Construção

Os Sistemas de Classificação da Informação na Construção (Construction Information Classification Systems - CICS) têm vindo a crescer, apresentando, atualmente, um papel muito importante na organização da informação produzida no setor AEC. Desde há décadas que os CICS foram desenvolvidos com o objetivo de ajudar a resolver problemas específicos no setor AEC. Mais recentemente, o desenvolvimento do setor acarretou uma maior complexidade e uma maior quantidade de informação associada. Os CICS têm vindo a seguir esta evolução no setor AEC, o que tem vindo também a contribuir para uma melhor organização e eficiência dos processos envolvidos [7].

Atualmente, existem alguns CICS mais modernos, desenvolvidos internacionalmente, que surgem como uma referência no setor da construção. Em seguida apresentam-se, de uma forma sumária, os CICS considerados mais relevantes no âmbito do presente trabalho, a sua filosofia e a sua aplicabilidade. (...)

Artigo publicado na Edição nº 69

F. Salvado, M.J. Falcão Silva, P. Couto, A. Vale Azevedo, LNEC -Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Artigo Pago
Artigo Pago
Para ter acesso ao artigo completo, faça Login
Se ainda não tem conta, escolha uma Assinatura

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.