Avança a reabilitação do Pontão da Barbuda em Sines

Fotografia: awesomecontent_Freepik

A Infraestruturas de Portugal anunciou que consignou a empreitada de reabilitação “A26 – restabelecimento sul – Pontão da Barbuda”, situada no distrito de Setúbal, concelho de Sines.

A empreitada, no valor cerca de 425 mil euros, vai permitir o restabelecimento dos acessos à povoação da Barbuda, substituindo o acesso agora existente, diretamente da A26, contribuindo para uma melhoria das condições de segurança rodoviária.

De acordo com a Infraestruturas de Portugal, esta intervenção no Pontão da Barbuda – que faz a travessia sobre a Ribeira de Moinhos – surgiu na sequência duma inspeção à obra de arte, tendo sido identificadas anomalias estruturais que justificam a presente intervenção.

A empreitada prevê a construção de um pórtico de betão armado, constituído por laje de betão armado com espessura variável executada sobre o aterro existente; a construção de muros tímpano com 0,20 metros de espessura apoiados continuamente em vigas de fundação, e estas, por sua vez, apoiadas pontualmente em maciços de encabeçamento de micro-estacas; o reforço de hasteais e abóbada; e a alteração e reformulação das condutas de abastecimento de água.

A estrutura de betão armado será executada justaposta à estrutura existente, servindo esta última como “molde perdido”. A ligação dos paramentos à estrutura existente é realizada através de varões selados na alvenaria existente que ficarão embebidos na estrutura de betão.

“Desta forma, é garantida não só a transferência de cargas da estrutura existente para a nova estrutura por corte, como também se obtém ganhos de inércia para a secção final”, explicou a Infraestruturas de Portugal.

A solução estudada, pelo facto de preservar a estrutura existente, evita a interrupção total do tráfego, executando faseadamente a estrutura do tabuleiro e garantindo durante todas as fases, pelo menos, uma via aberta à circulação rodoviária.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.