Avaliação e controlo de ruído no interior e envolvente de campos de Padel – Parte 1
Fotografia: Freepik
Com o crescente aumento da prática dos jogos de padel, tem-se assistido a um aumento dos níveis de ruído no interior e na envolvente dos campos de jogos, com consequente aumento de reclamações por parte da vizinhança destes campos. Este aumento de ruído é provocado essencialmente pela raquete de jogo, que no caso do padel é substancialmente mais rígida do que a tradicional raquete de ténis, realçando muito mais a “pancada” entre a bola e a raquete.
Por outro lado, e com vista a melhorar o conforto dos jogadores, cada vez mais se opta pela aplicação de coberturas nos campos de padel.
Apesar de esta cobertura, juntamente com as habituais compartimentações verticais na envolvente de cada campo (com painéis de vidro), poder conduzir a algum efeito de atenuação na propagação do ruído do interior dos campos para a sua vizinhança, em geral estes elementos são significativamente desfavoráveis.
Com efeito, a cobertura (de baixa absorção sonora) e esta compartimentação acabam por conduzir a um aumento acentuado da reverberação no interior dos campos, que naturalmente se reflete no aumento de ruído e numa maior dificuldade do controlo da propagação sonora.
Na presente coluna, é apresentada uma caracterização acústica deste tipo particular de ruído, para diferentes coberturas em vários casos de estudo. Na próxima coluna de acústica (CM120) está previsto dar continuidade a este tema, com a avaliação do desempenho de algumas soluções de minimização de ruído implementadas, nomeadamente a aplicação de revestimentos fonoabsorventes e a execução de barreiras acústicas. (...)
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na UC
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar