Associação Just a Change foi distinguida pela UN-Habitat

FOTO JENS BEHRMANN/ UNSPLASH
Christina Genet
Em 2024, a organização portuguesa sem fins lucrativos realizou cerca de 185 obras de reabilitação de habitações de comunidades vulneráveis em todo o país graças à sua vasta rede de voluntários.
Cerca de 625 mil pessoas em Portugal continuam hoje a ser afetadas pela pobreza habitacional. A associação Just a Change procura combater esta realidade através de ações de reabilitação de casas de pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste contexto, foi recentemente distinguida com o prémio Scroll of Honour da UN-Habitat durante uma cerimónia de entrega de prémios no Quénia. Esta distinção visa reconhecer organizações que se destacam pelo trabalho desenvolvido na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Este ano, cerca de 140 projetos de todo o mundo foram nomeados, tendo sido premiados quatro vencedores.
A pobreza habitacional manifesta-se de várias formas: pode resultar da ausência de condições básicas, por exemplo quando a má qualidade das estruturas não protege da chuva nem do frio exterior, da falta de luz natural ou da inexistência de um ar interior saudável, livre de humidades. Perante estas condições de vida alarmantes, que ainda afetavam 6 % da população portuguesa em 2023, segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), a Just a Change realizou cerca de 185 obras de reabilitação de habitações no último ano.
Ao longo de 2024, a associação interveio em cerca de 115 casas particulares e 68 instituições, beneficiando mais de 6600 pessoas. Para concretizar estas intervenções, contou com o apoio de mais de 7400 voluntários, entre independentes e corporativos. A avaliação de impacto realizado em parceria com a Social Data Lab após as obras revelou que cerca de 80 % dos beneficiários consideram que as condições de habitabilidade da sua casa melhoraram significativamente e 78 % referem um aumento do conforto térmico.
Outros artigos que lhe podem interessar