Archi Summit regressa em julho

Atualizado a 20.06.2023, às 15h32
A sétima edição do Archi Summit vai decorrer de 5 a 7 de julho na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
A organização anunciou que esta edição contará com grandes nomes da arquitetura nacional e internacional, com um conjunto de conferências e exposições inspiradoras sobre o tema.
O primeiro dia do evento terá como tema “TransForm Architecture”, o dia seguinte será dedicado a “TransForm Process” e o último dia focar-se-á em “TransForm Radicals”.
O programa, com curadoria da dupla Moncada Rangel, dá destaque a convidados internacionais cuja atividade se estende da curadoria ao design estratégico, tentando criar um retrato contemporâneo e poliédrico da disciplina.
Em continuidade com essa visão curatorial abrangente, a programação alargada contempla ainda visitas a edifícios, masterclasses e exposições.
“Nesta edição vamos além do campo disciplinar e da construção, abrangendo uma variedade de abordagens e práticas. Assim, o evento continua a evoluir, integrando-se num discurso internacional que transcende os limites do objecto arquitectónico, para abraçar o design como uma forma de diplomacia, assumindo a responsabilidade ética de harmonizar as nossas necessidades com o equilíbrio ecológico do planeta”, referiu a organização em comunicado enviado à redação.
Com uma participação internacional significativa, nesta edição os convidados representam uma perspetiva internacional e nacional diversificada, ilustrando como as metamorfoses do planeta ocorrem através de diferentes perspetivas e interações com a especificidade do território.
“Juntos, retratam como estamos a transformar o planeta, em resposta à urgente crise de recursos que enfrentamos”, acrescentou.
O ArchiSummit 2023 assume-se assim como uma plataforma onde arquitetos, designers, profissionais da indústria, inovadores e visionários se encontram para explorar novas soluções, compartilhar conhecimentos e inspirar-se mutuamente.
Na edição anterior, em 2022, o evento realizou-se nas antigas oficinas da Palácio Ford, no Quarteirão Oficina do Ferro, e teve como tema principal ‘Impacto’, onde foi abordado de que forma a partir de situações de crise podem surgir oportunidades ou até estimular a criatividade.
Mais informações em www.archisummit.pt
Outros artigos que lhe podem interessar