Via expresso na zona oeste da Madeira fica concluída em setembro
O Governo da Madeira prevê concluir as obras da via expresso entre as freguesias de Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo, na zona oeste da ilha da Madeira, em setembro, indicou o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas.
“É uma obra importante, que reforça a coesão territorial e é fundamental para o desenvolvimento social e económico da freguesia da Ponta do Pargo”, disse Pedro Fino, no decurso de uma visita à empreitada, orçada em 9,3 milhões de euros.
A freguesia da Ponta do Pargo é a que se encontra mais distante do centro urbano do concelho da Calheta, a que pertence, bem como do Funchal.
O secretário regional sublinhou que a obra em curso corresponde à segunda fase da via expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo, numa extensão de 1.500 metros, e que, uma vez concluída, vai garantir a “equidade e a igualdade” da população local em relação à do restante território insular ao nível de ligações rodoviárias.
“É uma ligação que garante segurança e conforto, encurta distâncias, aproxima a população do centro urbano do concelho”, vincou.
O primeiro troço desta estrada, já em utilização, representou um investimento de 25,4 milhões de euros.
A via expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo tem, no total, 5.700 metros de extensão e compreende quatro túneis, cinco pontes e quatro passagens superiores, sendo que a ligação à rede viária existente é assegurada por cinco rotundas e nove ramos.
Outros artigos que lhe podem interessar