Valongo investe 11 milhões na construção da Casa da Democracia Local
O Município de Valongo lançou o concurso público que visa a construção da ‘Casa da Democracia Local’, no valor de 11 milhões de euros.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, “este será um espaço marcante, diferenciador e inovador que permitirá aos munícipes, mas também aos visitantes nacionais e internacionais, ter uma experiência diferente da fruição de um edifício de génese administrativa da nossa democracia local, mas agora também com uma nova apropriação de caráter mais cultural e cívica”.
Além dos espaços para funções político-administrativas, a Casa da Democracia Local surge como um novo espaço para a comunidade, espaço de visitação, de encontro e debate, e que tem como intuito “privilegiar a interação dos munícipes, e, no fundo, consagrar os valores que a democracia defende, criando uma função urbana importante para a qualidade de vida das populações”, lê-se em comunicado divulgado pelo município.
O projeto que remete para a figura da trilobite, marca geológica mais antiga deste território, permitirá acolher uma humanização do novo edifício e da Praça, como espaço de apropriação e utilização pública, “reconhecendo aqui desde o primeiro momento o potencial dos elementos patrimoniais a criar de valor estratégico para a afirmação da cultura, quer regional quer nacional, assumindo o desafio da valorização dos elementos do património cultural imaterial do concelho de Valongo”, acrescentou o município.
A empreitada inclui a execução de estrutura em betão armado, instalação de caixilharias exteriores lacadas e vidros, revestimento das paredes exteriores em compósito de ardósia, cobertura em módulos fotovoltaicos, execução de sala de imersão virtual, arranjos exteriores em ardósia e scala decor e áreas verdes.
As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 26 de fevereiro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data.
O prazo de execução do contrato é de 730 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.
Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/152355079
Outros artigos que lhe podem interessar