Toyota vai construir ‘cidade do futuro’ no Japão
A fabricante automóvel japonesa planeia iniciar a construção da ‘cidade protótipo do futuro’ em 2021. Chama-se Woven City e terá um ecossistema totalmente interligado, alimentado por bateria de hidrogénio.
A cidade desenhada pela Toyota foi concebida como um ‘laboratório vivo’ para atrair residentes e investigadores que poderão “testar e desenvolver tecnologias tais como autonomia, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial (IA) num ambiente de mundo real”, explicou a empresa, em comunicado.
O presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, acredita que construir uma cidade completa do zero, mesmo que em pequena escala, é uma oportunidade única para desenvolver futuras tecnologias, tal como um sistema operativo digital para a infraestrutura da cidade.
“Com as pessoas, edifícios e veículos interligados e mantendo comunicação entre eles através de dados e sensores, seremos capazes de testar a IA interligada, tanto no mundo virtual como físico”, explicou Toyoda.
A localização escolhida para a construção é na base do Monte Fuji e ocupará mais de 70 hectares. O plano inicial é ser habitada por duas mil pessoas, mas serão adicionadas mais à medida que o projeto evolui.
Woven City foi projetada para ser totalmente sustentável onde os edifícios serão construídos principalmente de madeira, de forma a minimizar a pegada de carbono. Os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos para gerar energia solar, para além do hidrogénio.
Para facilitar o dia a dia, as casas serão equipadas com robôs capazes de ajudar com tarefas domésticas e também com sensores munidos de IA para avaliar a saúde dos habitantes.
Para que os moradores da cidade se possam deslocar dentro da cidade, será permitido apenas a circulação de veículos autónomos e com zero emissões nas vias principais. Serão ainda construídos um parque central, parques em bairros e uma praça central para reuniões sociais.
Outros artigos que lhe podem interessar