Tendências modernas das Estruturas de Madeira (2): Sistemas prefabricados de ligação para estruturas de madeira

DR
As ligações constituem o aspeto de maior complexidade a resolver quando se projetam estruturas de madeira.
O autor apresentou, em 13 de novembro de 2009, no Seminário SIRR2009, realizado na FEUP, o artigo “Especificidades e riscos das ligações em estruturas de madeira, [1], onde se faz uma síntese dos principais tipos de ligações, modelos de cálculo, parâmetros mecânicos de ligadores e peças de madeira que influenciam a ligação, bem como dos principais riscos e limitações das ligações.
Regras detalhadas de cálculo de ligações podem ser encontradas no livro [2] que explica e apresenta exemplos de cálculo definidos no EC5, parte 1-1, [3].
Este artigo encontra inspiração sobretudo no documento [1] e apresenta uma reflexão sobre as modernas tendências do tema das ligações em estruturas de madeira, considerando a sua enorme importância no desenvolvimento e garantia de qualidade e segurança das estruturas de madeira.
Para que as estruturas de madeira aumentem a sua quota de mercado em Portugal e a confiança de todos (com destaque para os promotores/donos de obra e para os utilizadores finais) é fundamental que todos os intervenientes comecem a usar cada vez mais ligadores industrializados, conhecendo o mercado, interagindo com as estruturas técnicas dos fornecedores e, sobretudo, especificando de forma rigorosa e detalhada todas as ligações.
O objetivo principal deste artigo é, assim, fazer uma apresentação sumária das ligações industrializadas, contextualizando-as no tema das ligações em geral. (...)
Referências bibliográficas
[1] Amorim Faria, J. – Especificidades e riscos das ligações em estruturas de madeira – Seminário internacional de Reforço e Reabilitação. Ligações estruturais (SIRR2009), FEUP, Porto, 13 de novembro de 2009.
[2] Negrão, J.; Amorim Faria, J.- Projecto de Estruturas de Madeira, Publindústria, Porto, junho 2009 - ISBN: 978-972-8953-36-2.
[3] EN 1995-1-1 – Eurocode 5: Design of Timber Structures – Part 1-1: General – Common rules and rules for buildings, novembro 2004, CEN, Bruxelas.
Membro do Conselho Científico da Construção Magazine / Professor na FEUP
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@construcaomagazine.pt
Outros artigos que lhe podem interessar