A integração de redes prediais na construção modular com painéis pré-fabricados de betão armado



FOTOGRAFIA: WAL_172619/ PIXABAY
O princípio da construção modular assenta na maximização da industrialização e minimização das intervenções em obra, permitindo aumentar o rigor da execução e reduzir os erros e desperdícios em obra.
A dificuldade de implementação de tal princípio conduziu à divisão da pré-fabricação em três tipologias principais de elementos de construção, as quais podem ser designadas em termos dimensionais: 1D, 2D e 3D. No primeiro caso, encontra-se a pré-fabricação de elementos estruturais lineares do tipo pilar e viga, a qual exige um nível significativo de intervenção em obra para a conclusão dos edifícios. No segundo caso, correspondente à pré-fabricação de painéis de pavimento ou parede, o nível de industrialização aumenta. Finalmente, na chamada pré-fabricação celular, com a execução de células (ou módulos) incluindo um ou mais compartimentos, o grau de industrialização será maximizado, principalmente quando as superfícies são instaladas com o nível de acabamento final ou muito próximo do final.
Nos dois últimos casos é possível considerar o aumento do nível de industrialização por via da integração de instalações técnicas nos elementos pré-fabricados. Este é, na verdade, um dos aspectos mais diferenciadores das soluções de pré-fabricação e, talvez, aquele que acrescenta maior nível de inovação às soluções de construção modular, o que é corroborado pelo esforço que os fabricantes dedicam à protecção de detalhes construtivos de integração de instalações técnicas em soluções de construção modular já existentes no mercado.
A inserção de instalações técnicas é comum no âmbito da pré-fabricação celular, onde são frequentes as soluções com módulos de cozinha ou instalação sanitária pré-fabricada, por exemplo. No entanto, são menos frequentes as soluções de painel pré-fabricado de parede o pavimento com instalações técnicas inseridas em fábrica. No âmbito do projecto “R2UTechnologies – Modular Systems” é analisada a integração de redes de transporte de fluidos (água, esgotos e gás) em painéis pré-fabricados de betão armado. Não será analisada a integração de outras redes, tais como as redes eléctricas ou de comunicações, ou outras instalações como as de aquecimento, ventilação e ar condicionado, mas muitas das vantagens e dificuldades identificadas serão semelhantes às observadas nas redes hidráulicas.
A integração de instalações hidráulicas em painéis de betão pré-fabricado
A integração de tubagens ou alvéolos técnicos em painéis pré-fabricados de betão pode ser efectuada em fábrica (em painéis exteriores de fachada ou em painéis interiores de divisória), ou em obra (em ductos ou, mais tradicionalmente, no espaço entre o painel e um elemento de revestimento interior, frequentemente conferido por painéis de gesso cartonado). (...)
Por Albano Neves e Sousa, Reza Mohammadi-Firouz
CERIS, DECivil, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
Leia o artigo completo na Construção Magazine nº 124 nov/dez 2024, dedicada ao tema "Edifícios modulares pré-fabricados em betão".
Outros artigos que lhe podem interessar